Nenhum comentário

Mercado imobiliário em Orlando com o COVID 19

O mercado imobiliário de Orlando em março viu suas vendas de casas melhorarem quase 2% em relação a março de 2019, enquanto o preço médio aumentou 8%. O inventário registrou um declínio de 10% em relação ao ano anterior, relata a Associação Regional Orlando REALTOR®. Estamos falando do estudo do mercado do mês de março. Isso foi no começo da pandemia aqui em Orlando ja que o primeiro caso foi relatado no dia 8 de março. Estes registros são resultados de vendas com contratos feitos em fevereiro e com fechamento para março. 

Apesar do mercado imobiliário ser considerado essencial neste momento e todos os corretores estão trabalhando normalmente, ainda esta um pouco cedo para analisar o impacto da pandemia.

Alguns fatos estão acontecendo no momento. 

1 – Alguns residentes que estavam vendendo ou pensando em vender suas casas resolveram tirar do mercado ou não vender e esperar a pandemia por vários motivos e um deles é evitar ter visitas na casas e ser infectados.

2- Estrangeiros com a alta do dólar estão pensando em vender e aproveitar o lucro na diferença do dólar da compra e também na valorização do imóvel.  Acredito que pode ter uma desvalorização devido a pandemia ter atacado diretamente o turismo. A maioria que compra casa de férias tem a ideia de ter a casa para utilizar quando estiver aqui e alugar depois quando não estiver utilizando, então vai ter um congelamento orgânico na procura de compra para casa de ferias devido a preocupação com aluguel devido ao turismo.

3- Financiamento –   Os residentes com documentação Americana estão com facilidade de fazer refinanciamento com juros baixo chegando a 3.2%  e muitos estrangeiros que tem casa na área residencial esta conseguindo refinanciar com juros baixo de ate 4%. A reserva federal chegou a 0% porem com a pandemia o presidente Trump fez que o Departamento de habitação e Urbanização suspender a ordem de despejo por falta de pagamento por 60 dias. Isso faz com que o banco segure um pouco o financiamento pois não temos uma previsão do impacto financeiro do vírus para população ou ter uma ideia da falta de pagamento do financiamento nos demais.  Isso acontece também na casa de férias, porem na casa de férias o banco esta totalmente congelado devido a restrição de turista na casa de férias ordenada pelo governador e ainda não sabendo como irá afetar os pagamentos dos financiamentos dos proprietários que tem casa de ferias, então por precaução os bancos especializados em estrangeiros estão segurando o financiamento temporariamente. O BBVA esta fazendo o financiamento porem sendo mais exigente na qualificação.  

 Está claro que temos uma desaceleração nas vendas na área residencial ( ate o vírus ter um controle e uma solução )  e um aumento de casas para vender na área de férias mas não tem como fazer previsões de mercado  pois estamos em uma situação que nunca nos encontramos.

Muito importante lembrar que estamos em uma pandemia global, não em uma recessão imobiliária como em 2008. Orlando é um destino vibrante e muito procurado por novos residentes, compradores internacionais e investidores etc. Hoje em dia temos bancos fazendo todo tipo de financiamento para estrangeiro e isso não acontecia em 2008. Ainda esta um pouco cedo para saber o impacto que vamos ter nos valores da casa, se vamos ter muita casa em Floreclosure pois esta tendo muita negociação com os bancos porem será um mercado de oportunidade para investidores que estão pronto para comprar pois muitos vendedores que podem estar em situação de desespero vão aceitar oferta mais baixa.  O Governo Americano esta ajudando os residentes com ajuda financeira , autorizando algumas contas não serem cortadas, dando empréstimos para algumas empresas para pagar funcionários e algumas empresas estão demitindo temporariamente para que os empregados tenha auxilio desemprego. Lembrando que todos os trabalhos essenciais estão abertos como lavanderia, material de construção, posto de gasolina, restaurante aberto sobre para pegar comida e entrega,  clinicas medicas, as construções de ruas e casas ainda continuam funcionando normalmente e todas as empresas que trabalham em office estão com seus funcionários trabalhando de casa.  Acredito que tudo vai depender de como o vírus será controlado e também como esta a situação financeira de cada um.

 

Se você quiser saber mais sobre o meu ponto de vista ou quiser futuramente comprar imóveis em Orlando . 

Entre em contato ,

 

Geciane Centurion

Corretora de imóveis em Orlando e Estrategista de preço (PSA) 

geciane@gcenturion.com

WhatsApp: +1 321-525-1721

0 Comments

No Comment.